5 HABILIDADES DESENVOLVIDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL


5 HABILIDADES DESENVOLVIDAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL


O desenvolvimento infantil é um processo global, isto é, um processo que engloba todas as habilidades de uma criança. Este processo envolve aprender e dominar habilidades como sentar, andar, falar, pular, amarrar sapatos, fazer amigos, se comunicar, entre outras. As crianças aprendem essas habilidades, chamadas marcos de desenvolvimento, durante períodos de tempo previsíveis na infância.
Em um projeto pedagógico de uma instituição de ensino, a escola precisa passar aos pais quais são as habilidades e competências esperadas nas diferentes áreas do conhecimento a cada série em que o aluno está.
Desta forma, é possível que os pais estejam mais presentes no processo de desenvolvimento infantil e ajudem a criança a desenvolver as habilidades e competências requeridas para aquela idade.
Competências e habilidades no ensino fundamental e educação infantil
A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da educação infantil norteia de modo geral as habilidades que as crianças devem desenvolver durante a educação infantil e básica. Porém, cada escola tem um projeto diferente, que pode modificar as habilidades e competências dependendo da série. Por isso, é impossível dizer quais são todas as habilidades desenvolvidas em cada série, com exatidão. Os pais devem solicitar a proposta pedagógica da escola para poderem auxiliar os filhos na escola. Porém, em todas as séries da educação infantil e fundamental, algumas habilidades e competências estão sendo sempre trabalhadas, e os pais devem conhecê-las a fundo afim de ajudar os filhos no melhor desenvolvimento possível.


1 - DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
Esta é a capacidade da criança para aprender e resolver problemas. Por exemplo, isso inclui um bebê de dois meses de idade aprendendo a explorar o ambiente com as mãos ou os olhos, ou uma criança de cinco anos aprendendo a resolver problemas matemáticos simples. Na infância, a criança aprende a lidar com problemas mais concretos, isto é, problemas que ela pode tocar e visualizar. É difícil para uma criança, por exemplo, conseguir resolver problemas de álgebra, pois isso demanda um alto grau de abstração. Porém, ela pode até entender um pouco sobre o teorema de Pitágoras se você mostrar visualmente o que ele significa, trazendo o conhecimento para um nível em que a criança pode entender os conceitos mais básicos. Mas não espere que ela vá conseguir resolver o teorema ou entender o que as letras significam.


2 - DESENVOLVIMENTO SOCIAL E EMOCIONAL
Esta é a capacidade da criança de interagir com os outros, inclusive em ajudar os outros e mantendo o autocontrole. Exemplos deste tipo de desenvolvimento incluem um bebê de seis semanas sorrindo, um bebê de dez meses acenando para as pessoas ou um garoto de cinco anos sabendo como se revezar nas brincadeiras da escola. Na infância, é muito importante que a criança conheça seus sentimentos e conheça seus próprios limites, sejam eles mentais ou corporais. Isso dá a ela uma maior segurança, pois ao se conhecer melhor, a criança pode conhecer o mundo ao seu redor a partir de um ponto de vista único: o dela.

O desenvolvimento das crianças deve ser acompanhado de perto pelos pais para que elas tenham um desenvolvimento saudável e cada vez adquirindo mais conhecimentos. (Foto: Literacy Learning Tutor).


3 - DESENVOLVIMENTO DA FALA E DA LÍNGUA
Esta é a habilidade da criança de entender e usar a linguagem. Por exemplo, isso inclui um bebê de 12 meses dizendo suas primeiras palavras, uma criança de dois anos nomeando partes de seu corpo, ou uma criança de cinco anos aprendendo a dizer o nome das partes de seu corpo. Durante a infância, a criança também deve ser educada sobre aspectos sociais da comunicação, aprendendo que certas palavras não são adequadas em todas as situações, e que a linguagem corporal também é importante para se comunicar. Aprender a controlar o tom de voz em diferentes situações é uma importante habilidade aprendida pelas crianças nessa fase.


4 - DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MOTORAS FINAS
Esta é a habilidade da criança de usar pequenos músculos, especificamente suas mãos e dedos, para pegar objetos pequenos, segurar uma colher, virar páginas em um livro, ou usar um lápis para desenhar. Essa habilidade inclui também a capacidade de tocar instrumentos musicais, que exigem uma alta coordenação e habilidade no uso das habilidades motoras finas. Desenhos, escrita, entre outras habilidades são também importantes no desenvolvimento dessa capacidade.


5 - DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MOTORAS
Esta é a capacidade da criança de usar músculos grandes. Por exemplo, um bebê de seis meses de idade aprende a sentar-se com algum apoio, um bebê de 12 meses de idade aprende a ficar em pé, e uma criança de cinco anos de idade, aprende a pular corda. Esportes, num geral, e atividades ao ar livre são ideais para o desenvolvimento dessas habilidades. É importante que as crianças aprendam a controlar a amplitude dos movimentos e conheçam a fundo suas capacidades motoras, para poderem explorar mais possibilidades que dependem de aspectos físicos e motores.

Ainda segundo o professor Vasco Moretto, destaca-se que:
"As habilidades estão associadas ao saber fazer: ação física ou mental que indica a capacidade adquirida. Assim, identificar variáveis, compreender fenômenos, relacionar informações, analisar situações-problema, sintetizar, julgar, correlacionar e manipular são exemplos de habilidades.
Já as competências são um conjunto de habilidades harmonicamente desenvolvidas e que caracterizam por exemplo uma função/profissão específica: ser arquiteto, médico ou professor de química. As habilidades devem ser desenvolvidas na busca das competências."

Fonte: https://www.pontorh.com.br/habilidades-desenvolvidas-educacao-infantil/

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