AVE STELLA MARIS



História da Criação da Associação


Em 6 de julho de 1990 por chamado de Deus a CONGREGAÇÃO DAS FILHAS DE NOSSA SENHORA STELLA MARIS fez presença nesta comunidade de Carmo da Cachoeira, Minas Gerais - Brasil, atendendo assim a solicitação do Bispo da Diocese de Campanha Dom Aloísio Roque Opperman e do Pároco Monsenhor José Nunes Senador coma finalidade de atender o carisma de nosso instituto. Mas por vontade de Deus que chama, capacita e envia seus escolhidos, assim fez conosco nesta paróquia. As Irmãs juntamente com um grupo de voluntárias iniciaram um trabalho com crianças menores de 6 anos de idade, que eram as mais prejudicadas nas principais etapas de suas vidas, onde o índice de desnutrição infantil era de 27%, a mortalidade infantil muito alta por falta de simples cuidados, pois as crianças eram submetidas a transportes inadequados para as lavouras de café. As Irmãs preocupadas com a missão na qual tinham assumido resolveram criar condições para aliviar os sofrimentos de tantas crianças inocentes e ajudar seus pais no orçamento familiar, criando um lugar seguro para seus filhos. Juntamente com uma enfermeira e uma professora formaram um grupo de 4 pessoas, que foram elas: Irmã Vitória Nazareth de Oliveira, Irmã Maria Lázara da Silva, Conceição Aparecida Vilela e Cecília Auxiliadora Alvarenga Vilela iniciaram o trabalho de sensibilização da comunidade para criar uma entidade para a acolher as crianças enquanto seus pais trabalhavam na lavoura de café.

A necessidade urgente levou a pedir ajuda as pessoas amigas e conhecidas, como o Padre Berardo Graz que doou o dinheiro para a compra do terreno e o Padre Gianluigi Zuffelatto pároco da paróquia São Francisco de Assis - Arame – Maranhão, onde Irmã Nazareth havia trabalhado com a Pastoral da Criança na Diocese de Grajaú. Lá na época as irmãs viveram uma situação parecida com a realidade de Carmo da Cachoeira - MG, e conversavam muito sobre as dificuldades semelhantes. O Padre Gianluigi Zuffelatto conhecendo a Irmã Nazareth e a extrema necessidade, se prontificou a ajudar levando o Projeto até amigos na Itália. Através desses amigos, que fazem parte do Grupo AVIS (Associazione Voluntari Italiani del Sangue). Os representantes do Grupo AVIS: Zampieri Olivo (Presidente), Fabbrício Aurelio, Buratto Angelo e Lapolla Stefano conheceram de perto a situação e sensibilizados com a situação assumiram responsabilidade de ajudar na construção, e assim, mobilizaram os integrantes do Grupo AVIS para trabalharem na de captação de recursos financeiros para a construção, não mais de um pequeno espaço, e sim de um prédio onde as crianças pudessem usufruir de conforto e bem estar, físico, psíquico e psicológico que favorecesse na aprendizagem.
E junto a este grupo chegaram mais pessoas de bom coração, dispostas e prontas para arregaçarem as mangas e levar adiante a concretização da obra.

Nasceu então a ASSOCIAÇÃO DE APOIO E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E GESTANTE – ADCG, atendendo às crianças desnutridas e carentes na faixa etária de 0 a 6 anos de idade, estendendo o atendimento às gestantes e famílias carentes do município.
Porém, não basta só alimentar o corpo, é preciso saciar a carência do saber, fazer crescer por dentro, propiciar meios para o desenvolvimento do intelecto, mais uma necessidade e um desafio: a criação da Pré-Escola fundamentada na Lei de Diretrizes de Base da Educação Nacional e Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil caracterizou ESCOLA INFANTIL “STELLA MARIS”.

ESCOLA INFANTIL STELLA MARIS

EDUCAÇÃO INFANTIL
A entidade preocupa-se em atender às necessidades básicas das crianças nas áreas psico-motora, sócio-emocional e pedagógica num ambiente harmonioso e seguro, e assim desenvolver a promoção humana e despertar valores da criança.
Em 1999, de acordo com a legislação educacional vigente foi criada e regulamentada a ESCOLA INFANTIL STELLA MARIS e cumprindo normas estabelecidas na LDB – Lei nº 9.394/96 e Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

 CRECHE



Berçário – 0 a 1 ano e 6 meses de idade;
Maternal I - 1 ano e 6 meses a 2 anos e 6 meses de idade;
Maternal II – 2 anos e 6 meses a 3 anos e 6 meses de idade;
Maternal III – 3 anos e 6 meses a 4 anos de idade.

PRÉ-ESCOLA


1º Período – 4 anos de idade;
2º Período – 5 anos de idade.



mjnc

Nenhum comentário:

Postar um comentário