O PAPEL DOS PAIS


    O papel dos pais é, então, estimular a brincadeira na criança, mostrar-lhe que o jogo, o movimento, o desenho ou até a leitura, podem ser tão divertidos como a televisão, o computador ou game. 


Se bem que o computador seja uma excelente fonte complementar de aprendizagem, é necessário compreender que a criança precisa de outros estímulos que passam pelo contacto com a Natureza e pelo exercício físico. 



Durante as suas brincadeiras e jogos, com uma orientação adequada, a criança pode ser estimulada a desenvolver aspectos importantes para o seu crescimento:
. desenvolvimento físico
. raciocínio lógico
. percepção sensorial
. socialização
. comunicação
. criatividade



   
É papel dos pais estimular o ato de brincar. Estimular o potencial da criança para que desenvolva uma série de capacidades que lhe são inatas. Infelizmente, nem todas as crianças têm acesso a um ambiente que estimule e favoreça o seu desenvolvimento. 

   
No entanto, como em tudo, o excesso de estímulos, em qualquer idade, pode confundir a criança.
Cada uma tem o seu próprio ritmo que deve ser respeitado.



Em Suma:

Brincar estimula os reflexos perceptivos, motores, intelectuais e sociais da criança, ajuda-a a conhecer-se a si mesma e a explorar as suas emoções. Por outro lado, auxilia a criança a tomar noção do "eu" e do "outro", e desenvolve a linguagem. 



Apenas mais uma nota:
Sempre que puder, brinque com o seu filho. Verá as boas consequências deste ato no desenvolvimento da auto-estima da criança! 

Bebes

Nenhum comentário:

Postar um comentário