Justificativa: Incentivar a criança a compreender a forma adequada de ouvir música, conhecendo os diversos ritmos musicais e seus instrumentos, e a importância que a música tem na vida das pessoas.
Objetivo Específico: Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros, fontes sonoras e produções, bem como perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos por meio de improvisações, composições e interpretações musicais. Explorar e identificar elementos da música para se expressar,
interagir com os outros e ampliar seu
conhecimento de mundo.
Objetivos Gerais:
-Promover a socialização dos conhecimentos
sobre música e seus instrumentos;
-Aumentar a sensibilidade e a capacidade
de concentração;
-Desenvolver o raciocínio lógico e a
imaginação;
-Desenvolver a autoestima e coordenação
motora;
-Desencadear emoções, aumentando a união
entre a interação e o prazer;
-Explorar os instrumentos musicais;
-Desenvolver a linguagem, percepção,
audição, habilidades em acompanhamento rítmico com instrumentos, voz e o canto
como expressão de grupo e individual;
-Construir instrumentos musicais;
-Contribuir na formação e desenvolvimento
da personalidade das crianças, pela ampliação da cultura;
-Enriquecimento da inteligência;
-Vibração da sensibilidade musical;
-Educar musicalmente.
Conteúdos
Conceituais:
Identificar os tipos de instrumentos musicais, através da observação;
Comparar os tipos de músicas através
audição de músicas diversas;
Refletir sobre os tipos de músicas;
Identificar as características,
específicas, de diversos instrumentos musicais;
Saber identificar os tipos de música.
Procedimentais:
Classificar os tipos de músicas e instrumentos musicais;
Classificar os tipos de músicas e instrumentos musicais;
Desenvolver atividades lúdicas com
músicas;
Desenvolver atividades de matemática;
Desenvolver Jogos com músicas;
Realizar uma apresentação musical;
Associar os tipos de músicas e
instrumentos;
Montar painel com painel mostrando gravuras
sobre instrumentos musicais.
Atitudinais:
Interessar-se pelos diversos tipos de música;
Interessar-se pelos diversos tipos de música;
Socializar as informações que as crianças
possuem sobre o tema;
Classificar instrumentos e músicas, pelas
diferenças e semelhanças;
Reconhecer os tipos de música e os
instrumentos musicais;
Organizar de forma coerente o pensamento em relação as diversos tipos de
música.
Linguagem oral e escrita:
Linguagem oral e escrita:
Nome dos instrumentos e das músicas;
Letras inicial de algumas músicas e
instrumentos;
Cantar acompanhando músicas diversas;
Desenhar os instrumentos musicais; etc.,
Conversas, diálogos, expressão de
sentimentos, imitações, rimas;
Observação e manuseio de instrumentos
musicais e CD’s, e fitas;
Histórias:
Situações do cotidiano, que envolvam que envolvam leitura;
As letras do alfabeto.
Matemática:
Cantar músicas que contenha contagens;
Contar os tipos de músicas;
Os tipos de instrumentos musicais;
A quantidade de CDs;
Quantos são de cada tipo de música;
Tamanho de cada instrumento musical, cd’s
(maior, menor, cumprimento, largura, altura, et,);
Comparar as medidas;
Comparar peso;
Formar conjunto;
Formas geométricas;
Maior menor.
Artes:
Cores;
Texturas;
Imitações;
Estética;
Dublagem
Maquetes
Movimento
Danças;
Jogos musicais;
Postura corporal;
Ouvir, músicas canções;
Ritmos.
Natureza e Sociedade:
Natureza e Sociedade:
Brincadeiras com música;
Confecção de bandinha.
Música:
O tom da música;
Ouvir em silêncio;
Ouvir e cantar junto.
Metodologia:
-Confeccionar uma bandinha com materiais recicláveis (casca de coco, cabos de vassoura, tampinhas,
caixas e copinhos), pandeiros, baquetes,
tambor bastões, xiquexique, pratos, cuíca;
-Acompanhar o ritmo da música com palmas e
com movimentos corporais;
-Formar grupos para fazer imitações com
mímica em ritmo musical;
-Perceber os sons com olhos fechados de
fora e dentro da sala;
-Pesquisar manifestações folclóricas de
caráter musical;
-Jogos conjugados com música;
-Observar sons e ritmos da natureza;
-Identificar os ritmos musicais através de fitas e cd’s;
-Identificar os ritmos musicais através de fitas e cd’s;
-Imitar cantores, interpretar canções
diversas.
Avaliação:
-Perceber a capacidade de improvisar;
-Notar o desenvolvimento, quando a
atividade sugere um certo grau de dificuldade;
-Interesse em aprender a tocar algum
instrumento;
-Distinguir a altura, duração, timbre,
memorização.
A confecção de uma bandinha também é um ótimo recurso a ser trabalhado com os pequenos!
Além de trabalhar a arte, a reciclagem
(instrumentos podem ser de sucata), o cuidado com o material,
a criatividade, a intensidade e o ritmo!
Eles vieram ao mundo embalados por canções. Das de ninar para as de roda foi um pulo. Mais um pouco e estavam cantando, mesmo que desafinados.
E agora estão na pré-escola... fazendo uma
tremenda algazarra.
Mas basta que você inicie alguns
compassos, seja de que música for, para pegá-los de jeito. Pesquisas recentes
confirmam que dos três aos seis anos é a hora certa de encher esses ouvidos de
harmonia.
Não que depois não seja bom (música sempre é bom, concorda?), mas seus alunos depois dos dez anos não estarão tão receptivos e preparados para a linguagem musical.
Não que depois não seja bom (música sempre é bom, concorda?), mas seus alunos depois dos dez anos não estarão tão receptivos e preparados para a linguagem musical.
Não é para formar músicos que a Iniciação
Musical vem ganhando espaço nas pré-escolas, sendo incluídas até no Referencial
Curricular Nacional.
A música ajuda a afinar a sensibilidade de
seus alunos, aumenta a capacidade de concentração, desenvolve o raciocínio lógico-matemático e a memória, além de ser um forte
desencadeador de emoções.
Os benefícios de uma boa Iniciação Musical se estenderão para todas as áreas da aprendizagem.
"Se a criança está cantando, tocando ou ouvindo uma melodia, está aprendendo muitas outras coisas, como ritmo, afinação ou a questão dos intervalos".
Os benefícios de uma boa Iniciação Musical se estenderão para todas as áreas da aprendizagem.
"Se a criança está cantando, tocando ou ouvindo uma melodia, está aprendendo muitas outras coisas, como ritmo, afinação ou a questão dos intervalos".
Aprender brincando
Os primeiros anos de aprendizagem são
propícios para que a criança comece a entender o que é a linguagem musical,
aprenda a ouvir sons e a reconhecer diferenças entre eles. "Todo o
trabalho a ser desenvolvido na educação infantil deve buscar a brincadeira
musical, aproveitando que existe uma identificação natural da criança com a
música.
A atividade deve estar muito ligada à
descoberta e à criatividade".
Brincando, seus alunos estarão exercitando
também habilidades que serão exigidas durante os anos seguintes, como o uso da
métrica nas letras e as noções de rima e ritmo.
Está definitivamente superado o tempo em
que o professor de música ficava à frente da turma dando aulas de teoria
musical.
Cartilhas que inventam nomes estranhos
para notas musicais atrapalham mais do que ajudam. O desafio de ensinar música
na pré-escola está em transmitir noções básicas de ritmo e harmonia sem ser
monótono ou mecânico. A criança se solta ao perceber que é capaz de fazer
música, a forma mais universal de comunicação. E, uma vez criado, o canal
musical não se desliga jamais.
O RCNEI recomenda a Iniciação Musical na pré-escola e dá ênfase à escolha do repertório, uma das chances que o professor tem de ampliar a visão (e a audição) de mundo do aluno. E, convenhamos, se tem uma coisa que o brasileiro sabe fazer é música. Então vale misturar MPB de qualidade, músicas folclóricas, cantigas de roda, regionais ou eruditas. Lembre-se de trazer informações musicais novas e enriquecedoras.
O RCNEI recomenda a Iniciação Musical na pré-escola e dá ênfase à escolha do repertório, uma das chances que o professor tem de ampliar a visão (e a audição) de mundo do aluno. E, convenhamos, se tem uma coisa que o brasileiro sabe fazer é música. Então vale misturar MPB de qualidade, músicas folclóricas, cantigas de roda, regionais ou eruditas. Lembre-se de trazer informações musicais novas e enriquecedoras.
O que sempre toca no rádio seus alunos já
conhecem. Atenção na escolha das músicas mais adequadas para o alcance vocal
das crianças.
Até os nove anos, a estrutura vocal da
criança ainda está em formação. Ela não consegue cantar notas muito graves nem
muito agudas.
Respeite as letras das músicas originais.
Elas já possuem metrificação correta e facilitam a aprendizagem.
Abaixo damos algumas sugestões:
Abaixo damos algumas sugestões:
Ø
A
Arca de Noé - Toquinho e Vinícius de Morais: vols. 1 e 2
Ø
A
caixa de musica da Bia - Bia Bedran
Ø
Abra
a roda Tin dô lê lê
Ø
Acalantos
- Bia Bedran
Ø
Acalantos
do mundo – Mother’s Songs
Ø
Adivinha
o que É? - MPB-4
Ø
Alegria,
alegria
Ø
Brincadeiras
de roda – Palavra Cantada
Ø
Bia
canta e conta - Bia Bedran
Ø
Bia
canta e conta 2 - Bia Bedran
Ø
Brinquedos
Cantados - Bia Bedran
Ø
Canção
dos direitos das crianças Toquinho e Elifas Andreata
Ø
Canções
curiosas – Palavra Cantada
Ø
Canções
de Brincar - Coleção Palavra Cantada
Ø
Canções
de Ninar – Palavra Cantada
Ø
Canções
do Brasil – Palavra Cantada
Ø
Casa
de Brinquedos – Toquinho
Ø
Castelo
Rá-Tim-Bum - Vários autores
Ø
Cirandas
e Cirandinhas - Heitor Villa-Lobos
Ø
Coletânea
de músicas infantis - Bia Bedran
Ø
Coletânea
Palavra Cantada
Ø
Concerto
para uma só voz – Saint-Preux
Ø
Divertimentos
de corpo e voz. Thelma Chan e Thelmo Cruz
Ø
Dois
a dois - Palavra Cantada
Ø
Dona
árvore - Bia Bedran
Ø
Fazer
um bem – Bia Bedran
Ø
For Children -
Bela Bartok vols. 1
e 2
Ø
IHU.
Todos os Sons - Marlui Miranda
Ø
Ma
Mère L’oye - Maurice Ravel;
Ø
Madeira
que Cupim Não Rói - Antônio Nóbrega
Ø
Mais
alegria, alegria
Ø
Meu
neném – Palavra Cantada
Ø
Meu
Pé, Meu Querido Pé - Hélio Ziskind
Ø
Mil
pássaros – Palavra Cantada
Ø
Murucututu
- Palavra Cantada
Ø
Noite
feliz – Palavra Cantada
Ø
O
Grande Circo Místico - Edu Lobo e Chico Buarque
Ø
O
melhor de Bia Bedran - Bia Bedran
Ø
Pandalelê
– Palavra Cantada
Ø
Partimpim
– Adriana Calcanhoto
Ø
Pé
com pé – Palavra Cantada
Ø
Pedro
e o Lobo — Prokofief;
Ø
Pirralhada
– Thelma Chan
Ø
Quem
canta seus males espanta Volumes 1 e 2
Ø
Rumo
– Palavra Cantada
Ø
Suíte
Quebra-Nozes e The Children’s Album — Tchaikovsky;
Ø
Úman
- Bia Bedran
Ø
Vila
Lobos para crianças
Ø
Zimbo
Trio e as Crianças - Movie Play do Brasil.
Uma dica legal
Inicie a aula com uma atividade de escutar
música para que as crianças trabalhem o ritmo. Peça para que elas caminhem no
ritmo da música.
Algumas dançarão espontaneamente e até
pedirão instrumentos para acompanhar. Nessa brincadeira as crianças estão
trabalhando desenvolvimento motor, percepção auditiva e rítmica, além de
exercitarem a capacidade de escuta, respeitando a vez dos outros.
O desenho que veio do som
De cada som sai uma imagem. Nessa
brincadeira, a professora pede aos alunos que desenhem o som de algumas músicas.
Com isso as crianças expressam
graficamente o que ouvem transitando de uma linguagem para a outra.
Podemos também trabalhar com cenas de filmes e desenhos animados, mostrando as mudanças que a música sofre, dependendo de os momentos serem alegres, tristes, de tensão ou relaxamento.
Sobre a linha
Podemos também trabalhar com cenas de filmes e desenhos animados, mostrando as mudanças que a música sofre, dependendo de os momentos serem alegres, tristes, de tensão ou relaxamento.
Sobre a linha
Para trabalhar noções de tempo e espaço
podemos sugerir a seguinte brincadeira: Esticar uma corda no chão.
A criança deve cantar uma música enquanto
caminha por ela. O objetivo é fazer com que a música "caiba" no tempo
em que ela caminha pela linha. Trabalha-se, assim, o equilíbrio, a percepção
auditiva e o ritmo.
O som e o silêncio
Outra brincadeira que é sucesso garantido
é a de "estátua". Enquanto a música está tocando, as crianças devem
caminhar ou dançar.
Quando a melodia pára, elas também devem
parar imediatamente. Podemos usar também 2 instrumentos: um representa o
silencio o outro o som.
Nessas atividades, os alunos descobrem o
valor do intervalo entre os sons na música.
O monta e desmonta do xilofone
Um dos instrumentos mais interessantes
para crianças que estão começando a aprender música é o xilofone, porque
facilita a percepção de diferentes sons. E ele tem uma vantagem adicional
quando é daqueles modelos que podem ser desmontados.
Quando pedimos que as crianças tirem as
notas e tornem a montar o xilofone, elas seguem dois critérios: o do som e o do
tamanho de cada uma das placas e ao fazerem a seriação do menor para o maior,
as crianças descobrirão que as peças menores geram sons mais agudos, enquanto
os sons graves são produzidos pelas peças maiores. Este é mais um passo no
sentido de trabalhar sons graves e agudos com seus alunos.
É um grande avanço nessa idade a criança
conseguir seriar objetos de aparência idêntica e produtores de sons diferentes.
Esta sequência de exercícios, serve para
mostrar que o som pode ser grave ou agudo, forte ou fraco, rápido ou lento. E
dá o primeiro passo rumo à escrita musical
Idênticos, porém diferentes
Preencha três latas de refrigerante
iguais, uma com pedras, outra com feijão e outra com arroz. Peça
para seus alunos identificarem qual som é
mais grave, qual é mais agudo e qual fica na faixa média. Aqui há uma evolução
na aprendizagem iniciada com a seriação das notas no xilofone, pois, apesar das
latas terem a mesma forma e tamanho, emitem sons diferentes.
O lugar certo dos graves e agudos
Peça para a turma colocar a lata com o som
mais grave debaixo da mesa, a com o som médio sobre a mesa e a que for mais
aguda em cima da cadeira.
Em seguida, usando bolinhas de fita crepe,
associe cada linha na lousa ao som de uma lata, colocando o som mais grave na
linha de baixo, o médio na linha do meio e o agudo na linha alta. Desta forma,
eles estarão dando o primeiro passo para entender o que é registro sonoro: a
passagem do som para
sua forma escrita.
sua forma escrita.
Use as latinhas para trabalhar outros
conceitos importantes na música. Sacudindo uma delas de maneira forte ou fraca,
você mostra a diferença de intensidade do som; agitando rápida ou
vagarosamente, trabalha-se a noção do andamento. Crianças nesta idade costumam
confundir os dois conceitos e uma pulsação rápida tende a ser compreendida como forte. Mostre a eles como um som pode ser fraco (na intensidade) e rápido (no andamento) ou forte e lento. Latinhas
confundir os dois conceitos e uma pulsação rápida tende a ser compreendida como forte. Mostre a eles como um som pode ser fraco (na intensidade) e rápido (no andamento) ou forte e lento. Latinhas
na mão, será a vez deles testarem.
Outras atividades:
1-Pulso é o coração da música:
a) andar no pulso da música;
b) estalar os dedos no pulso da música;
c) bater o pé no pulso da música;
d) bater palmas no pulso da música;
e) andar na ponta dos pés ao pulso da música;
f) andar nos calcanhares ao pulso da música;
g) andar na parte interna dos pés ao pulso
da música;
h) andar imitando animais no pulso da música;
i) batendo pauzinhos ao pulso da música;
j) batendo coquinhos ao pulso da música;
k) cruza/estala ao pulso da música.
2-Movimentos de 1 a 10:
Contar de 1 até 10 batendo palmas no 1 e
bater o pé no ultimo;
A cada recontagem suprima o ultimo
numeral. (1 ao 10) (1 ao 9) (1 ao 8), etc...
3-Ritmo:
a) andar no ritmo da música;
b) estalar os dedos no ritmo da música;
c) bater o pé no ritmo da música;
d) bater palmas no ritmo da música;
e) andar na ponta dos pés no ritmo da
música;
f) andar nos calcanhares no ritmo da
música;
g) andar na parte interna dos pés no ritmo
da música;
h) andar imitando animais no ritmo da
música;
i) batendo pauzinhos no ritmo da música;
j) batendo coquinhos no ritmo da música;
k) cruza/estala no ritmo da música.
4-Repetição rítmica – com cocos ou pauzinhos:
A professora produz um som e as crianças
repetem.
5-Legenda musical:
Colocar na lousa alguns símbolos e
combinar com as crianças que a cada um corresponde um som.
Por exemplo: um risco na vertical = palma; estrela = beijo; cobrinha = silêncio, etc...
Por exemplo: um risco na vertical = palma; estrela = beijo; cobrinha = silêncio, etc...
A professora agora coloca uma sequência de
alguns símbolos e a criança reproduz com os sons.
6-História sonorizada:
6-História sonorizada:
Reúna diversos materiais que produzam sons
(tampas, colheres, bichinhos de borracha, pandeiros, sinos, guizos...);
Invente uma história com as crianças ou
reproduza uma história já conhecida utilizando esses objetos.
7-Eco:
O professor produz uma pequena frase rítmica e os alunos, em seguida a reproduzem.
7-Eco:
O professor produz uma pequena frase rítmica e os alunos, em seguida a reproduzem.
8-Ostinato é uma breve figuração melódica constantemente repetida durante uma composição.
Inventando um ostinato para a música: responde perguntas como: Qual seu nome?; Quais frutas mais gosta?; O que compramos na feira?, etc...
Pode-se usar pauzinhos, coquinhos, palmas,
estalos, etc...
9-Passando objetos:
Em círculo, cada um com um objeto na mão
(copo de plástico, latinha, pauzinho, etc). Cantar uma música e passar o copo
no pulso da música.
10-Cala/Canta:
Com pauzinhos, marcar o pulso da música. Cantando e marcando. Quando a professora toca o tambor, param de cantar e continuam marcando o pulso com o pauzinho. Ao novo sinal do tambor continuam cantando. Pode-se trocar os pauzinhos por estalos, palmas, coquinhos...
11-Quente/frio cantado
Uma criança sai enquanto outra esconde um
objeto. Ao retornar, a criança que estava fora da sala deverá encontrar o
objeto.
As demais crianças ajudam cantando alto ou
baixo de acordo com a proximidade dela do objeto a ser encontrado.
12-Quem está cantando?
12-Quem está cantando?
Uma criança é vendada e fica sentada no
colo da professora. As demais crianças andam livremente pela sala.
Ao sinal da professora param e olham para
ela. A professora aponta uma criança que deverá cantar uma música.
A criança vendada deverá adivinhar quem
está cantando.
13-Um de nós foi-se embora:
Uma criança de olhos vendados. A
professora aponta uma criança que sai da sala. Todos cantam a quadrinha abaixo
e a criança que estava vendada deverá descobrir quem saiu.
Um de nós foi embora... Quem será, quem
será
Será aplaudido se o nome acertar.
14-Trocando os desenhos:
Música calma. Cada criança com uma folha
de sulfite e alguns lápis de cor iniciam um desenho. Ao sinal da professora,
passam o desenho para o companheiro da direita. Após algumas rodadas a
professora encerra a atividade.
Os desenhos são expostos para observação
de todos.
Essa atividade pode ser refeita sempre
trocando os estilos de música: erudita, samba, clássica...
15-Passando muitas bolas:
15-Passando muitas bolas:
Crianças e professora sentadas no chão em
círculo. Ao som de uma música vão passando uma bola.
Periodicamente a professora introduz mais uma bola até que fiquem muitas bolas na brincadeira.
Assim como introduziu, vai tirando uma a uma até que só reste uma.
Periodicamente a professora introduz mais uma bola até que fiquem muitas bolas na brincadeira.
Assim como introduziu, vai tirando uma a uma até que só reste uma.
16-Caixa surpresa:
A professora coloca numa caixinha uma
figura ou um bichinho de plástico. Iniciam cantando uma música ou recitando uma
parlenda.
Quando terminar, a criança que está com a
caixinha abre e dá uma característica do animal. Continuam assim até que
descubram qual o animal.
17-Cantos de acolhida:
a)
Olá
Sandra, bom dia Sandra!
b)
Que
bom que você veio!
c)
Gosto
muito de você.
d)
Olá como vai?
e)
Olá
como vai?
f)
Eu
vou bem.
g)
Eu
vou bem.
h)
E
você vai bem também.
i)
Legal,
legal, legal, legal, legal, legal, legal.
j)
Bom
dia como vai você?
k)
Meu
amigo como é bom te ver!
l)
Palma,
palma, mão com a mão.
m)
Agora
um abraço de coração!
18-Altura
e som:
Esticar uma corda no chão. Ao som agudo
ficam de um lado da corda. Ao som grave do outro lado, previamente combinado.
Use flauta ou xilofone.
Podemos substituir a corda por bambolê ou
adaptar a brincadeira de morto/vivo.
19-Regência de sons:
19-Regência de sons:
Faz-se grupos de 2, 3, 4, 5 alunos. Cada
um deles inventa um som. Esses sons são memorizados pela classe.
Escolhe-se uma outra criança para ser o regente que apontará para a criança e a classe reproduzirá o som.
20-Sons da boca:
Escolhe-se uma outra criança para ser o regente que apontará para a criança e a classe reproduzirá o som.
20-Sons da boca:
Ø Exploração
livre das possibilidades de produção sonora com a boca, cada criança inventa um
som e os demais reproduzem;
Ø Construção
de frases sonoras com sons inventados pelo grupo.
21-
Investigação das vozes de animais:
Ø Explorar
livremente as possibilidades de sons imitando os animais;
Ø
Cantar
uma melodia com voz de animal;
Ø Cantar
a mesma melodia com voz de dois animais ao mesmo tempo.
22-Jogo
de identificação:
Produção de sons com objetos variados: o
professor produz um som e as crianças devem adivinhar o objeto, à medida que a
capacidade auditiva for sendo desenvolvida, o grau de dificuldade do som
produzido poder ser aumentado, inserindo-se dois ou três objetos
simultaneamente.
23-Dominó sonoro:
Dispostos em roda, a primeira pessoa emite
uma sequência sonora de dois sons, preferencialmente diferentes, a pessoa
seguinte deverá imitar o segundo som e criar uma nova sequência e assim
sucessivamente.
24-Jogo
de palavras:
A primeira pessoa fala uma palavra. A
seguinte deve falar outra com a silaba final da palavra precedente.
Podem ser eleitos temas para cada rodada, aumentando o grau de dificuldade (frutas, flores, nomes de pessoas).
Podem ser eleitos temas para cada rodada, aumentando o grau de dificuldade (frutas, flores, nomes de pessoas).
Pode-se também compor palavras:
pé-de-cachimbo; cachimbo de barro; barro-branco; branco da neve; neve gelada,
etc.
25-Sons da natureza:
De olhos fechados, sentados em círculo,
imaginar e reproduzir o som daquilo que vai sendo descrito. (água caindo, vendo
balançando as arvores...)
26-Representação gráfica de sons:
Formam-se 2 grupos, cada um com um tema.
Eles deverão representar graficamente o desenho do lugar, representando o maior
número de sons que lá existam e seus produtores. Organizar os sons numa
partitura de imagens, inventando uma música. Apresentar a partitura
representando-a. Tentar ler a partitura do outro grupo.
27-Jogo de interpretação musical:
Representar uma música com movimentos
corporais, com ou sem auxílio de objetos.
28-Coordenação de pés, mãos e boca:
28-Coordenação de pés, mãos e boca:
Acompanhamento ou representação de uma
música conhecida com sons produzidos pelos pés, mãos, boca (incluindo ou não o
canto).
29-Escutar o som do próprio corpo e do corpo dos companheiros.
Colocar a mão no peito “escutando” o
coração, a respiração. Alternar momentos de repouso e de atividade física intensa.
O professor poderá levar um estetoscópio.
Escutar também a respiração, o espirro, a tosse, o bocejo, as batidas das mãos,
de estalos...
30-Produzir sons tocando diferentes partes do corpo:
Batidas no peito, bater palmas com 2, 3,
4, 5, dedos...
31-Escuta dos sons ao redor:
Representando-o através de desenho,
massinha, pintura.
32-Em
dois grupos:
Um cantará Boi da cara preta e o outro
Pirulito que bate bate. Inverter as canções. Trabalhando o respeito, a
concentração.
33-Escravos de Jó:
Com a música Boi Sarapintado.
34-O Jipe do Padre:
O jipe do padre fez um furo no pneu.
Colamos com chiclete Substituir
gradativamente: jipe por vrum-vrum, padre por amém, furo por psss e pneu por
boing.
Construindo Instrumentos:
Quando a criança faz um instrumento, está
trabalhando com a essência do som. Qualquer instrumento de corda vai seguir o
princípio de uma corda esticada sobre um corpo que amplifica o som. Mas para
evitar o problema da afinação do instrumento, o melhor é produzir instrumentos
de percussão. Para isso, trabalhe com sucatas.
Chocalho de pote de iogurte:
Material: 1 garrafinha de iogurte vazia;
Um pedaço de madeira que encaixe na boca da garrafinha (ou um rolo feito de
folhas de jornal retorcido e encapado com fita crepe); Fita crepe; Tintas
coloridas; Grãos. Lave e seque muito bem a garrafinha. Prepare o cabo. Se for
de madeira, lixe muito bem evitando deixar ferpas expostas. Se for de jornal,
enrole-o de forma a ficar bem firme. Encape com fita crepe. Coloque alguns
grãos ou contas dentro da garrafinha, Encaixe o cabo vedando com fita crepe e
pinte com a tinta plástica.
Outro chocalho de pote de iogurte:
Material: 2 garrafinhas de iogurte, durex
colorido, tinta plástica, grãos ou contas. Lave e seque muito bem as
garrafinhas.
Coloque alguns grãos ou contas em seu
interior. Uma as duas garrafas pela boca vedando com durex. Pinte na cor
desejada enfeitando com durex coloridos:
Lata cantante:
Material: 1 lata (varsol); 2 toquinhos de
madeira não muito grossos; 2 parafusos; tirinhas de metal (recolhidos em
construção); tinta.
Lave bem a lata de varsol. Pinte-a de
acordo com seu gosto. As tirinhas de metal devem ser colocadas entre os
toquinhos de madeira e aparafusadas na lata, de acordo com a foto ao lado.
Quando se bate nessas tirinhas, o contato delas na lata produzirá som.
Monocórdio
Material: 1 pote de margarina, ou de leite, ou outro que achar conveniente; 1 ripinha de madeira, um pedacinho de madeira; fio de nylon, prego e martelo; tinta. Com o prego faça dois furos nas duas extremidades da ripinha de madeira
Passe o fio de nylon por esses furos
amarrando-o de forma a ficar bem esticado. Se for utilizar um pote com tampa,
cole de forma que não destampe. Faça um orifício no meio do pote e prenda a
ripinha para que fique parecendo um violão.
Pandeiro
Material: 1 aro de madeira ou papelão duro (pote de sorvete grande). 6 tampinhas de garrafa de metal; martelo, pregos e arane.
Lixe e pinte o aro de madeira. Bata as
tampinhas com o martelo, fure no meio e amarre 2 a 2, com arame.
Divida o aro em 3/3 e proceda o recorde onde será encaixado as duplas de tampinhas.
Divida o aro em 3/3 e proceda o recorde onde será encaixado as duplas de tampinhas.
Chocalho de tampinhas de metal em suporte de madeira:
Material: algumas tampinhas de metal
(cerveja, gatoreide). Um suporte de madeira como o da foto ao lado; tinta;
pregos e arame.
Abra as tampinhas com o martelo furando-as
no centro. Passe um fio de arame por cada uma delas amarrando no suporte de
madeira que já deverá estar lixado e pintado livremente.
Reco-reco com garrafa de água:
Material: 1 garrafa de água que tenha
ondulações; barbante; 1 ripinha de madeira ou metal. Decore a garrafa á gosto.
Amarre uma ponta do barbante na boca da
garrafa e a outra ponta na ripinha de madeira. Agora é só alegria!!!
Surdo
Material: 1 pote de sorvete de papelão ou um balde plástico; retalho de tecido grosso; barbante ou sisal grosso; retalhos de tecidos; ripinha de madeira ou metal. Lave e seque muito bem o pote de sorvete. Decore o pote como achar melhor usando tinta. Canetas, colegam de papel, etc... Cubra a boca do pote com o tecido grosso amarrando-o com o barbante.
Surdo
Material: 1 pote de sorvete de papelão ou um balde plástico; retalho de tecido grosso; barbante ou sisal grosso; retalhos de tecidos; ripinha de madeira ou metal. Lave e seque muito bem o pote de sorvete. Decore o pote como achar melhor usando tinta. Canetas, colegam de papel, etc... Cubra a boca do pote com o tecido grosso amarrando-o com o barbante.
Faça uma trouxinha de tecido amarrando-a
na ponta da ripinha que servirá de batedor.
Guitarra de caixa de papelão:
Material: 1 caixa de papelão (pode ser de
leite); 1 lápis ou uma ripinha de madeira; 3 elásticos de segurar dinheiro (ou
fio de nylon);
1 rolo de papelão (toalha de cozinha) ou
uma ripinha de madeira. Faça um recorte oval no meio da caixa. Decore-a como
achar conveniente.
Passe os elásticos de forma que fiquem bem
esticados. Cole o rolo de papelão formando assim o braço da guitarra.
Coloque o lápis ou a ripinha conforme
mostra o desenho ao lado.
Maracas:
Material: 1 circulo de papelão grosso; tampinhas de garrafa (metal); tintas coloridas; fitas de cetim. Decore a gosto o circulo de papelão.
Dobre o círculo ao meio e cole 2 tampinhas
de garrafa de cada lado de modo que batam uma na outra. Cole fitas de cetim
coloridas.
Segurando como um sanduíche, na parte reta
do semi círculo, bata uma tampinha na outra.
Pau de chuva:
Material: 2 círculos de papelão; 1 rolo de
papelão (toalha de papel); papéis coloridos. Alfinetes ou preguinhos, grãos e
cola.
Enfie os pregos ou alfinetes por todo o
tubo. Com um dos círculos, vede um dos lados do tubo de papelão.
Coloque os grãos ou contas no interior do tubo. Vede a outra boca do tubo e decore com tinta ou colagem de papel.
Coloque os grãos ou contas no interior do tubo. Vede a outra boca do tubo e decore com tinta ou colagem de papel.
Quando viramos de um lado e do outro, o
tubo produz barulho de chuva.
Chocalho indígena:
Material: 1 forquilha de madeira, barbante
colorido; contas ou sementes que produzam som quando em contato uma com as
outras, barbante resistente; cola; penas. Encape a forquilha com o barbante
colorido, usando as penas para enfeitar. Fure as contas e passe o barbante
resistente por elas amarrando na forquilha. Está pronto o chocalho indígena.
Violinha
Material: papelão, fios de nylon, tinta e pregos. Risque o contorno da violinha e recorde duas vezes. Numa delas faça um buraco no meio.
Monte a viola contornando com uma tira de
papelão de mais ou menos 3 dedos de largura. Recorte e cole o braço da viola.
Pinte ou decore como achar melhor. Recorte
um retângulo de papelão e se for muito fino cole um sobre o outro até que fique
com a espessura de mais ou menos 1 cm. Faça 6 furos nesse retângulo. Faça
também 6 furos no braço. Passe o fio de nylon pelos furos do retângulo
e cole-o na viola. Passe as pontas soltas dos fios nos furos do braço amarrando bem.
e cole-o na viola. Passe as pontas soltas dos fios nos furos do braço amarrando bem.
Chocalho de pé:
Material: 4 embalagens de filme
fotográfico, arroz ou outro grão, cola de contato (super bond) durex colorido
(opcional).
Coloque os grãos dentro dos potes e
feche-os. Cole um pote no outro, pelo fundo, dois a dois. Decore com durex
colorido e amarre os potes nos pés das crianças que farão barulho quando
dançarem.
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