Me Acompanhas na Luta???

 

    Refletindo de mim pra mim pude compreender quão pequeninos parecemos diante do mundo quando através de palavras nos propomos a fazer uma mudança de consciência coletiva. Freire almejava enxergar educadores  prontos a refletir sobre sua prática e isso se aplica hoje em dia em poucos casos creio eu.

 Ainda  estamos pouco abertos à crítica de outro ser dito aqui inferior por não ter a graduação, o canudo, o diploma...

Nesse mundo capitalista e selvagem reflexão tem que vir apoiada em uma graduação pra ser tida como válida e nem todos os pensadores tiveram a oportunidade de graduar-se pra ter seu pensamento digno de discussão.

Li diversos livros  ( o que pude conseguir na pequena biblioteca da cidade) e todos de alguma forma me encantaram,  mesmo os infantis como O Gato malhado e a andorinha Sinhá e  O Pequeno Príncipe têm seu fundo reflexivo;  aquilo que Freire tanto almejou ... o  tal  pensamento crítico do ser humano sendo estimulado, as amarras da mente sendo soltas  e a não  alienação do indivíduo.

De Jorge Amado  me ficaram o  os pequenos Capitães de Areia marginalizados, de Machado,  Capitu e seus olhos de cigana oblíqua e dissimulada de , Macêdo as travessuas da moreninha carolina  e de Freire me ficou a frase:
"Aos esfarrapados do mundo,e aos que nele se descobrem e, assim descobrindo-se, com eles sofrem, mas sobretudo, com eles lutam..."
E me propus a lutar, pois acredito que valerá a pena.


Então ... Lutemos para que a magia das letras não se perca com essa parafernalha tecnológica e que a nova geração sinta prazer no cheiro gostoso do papel envelhecido e manuseado e o sabor das palavras que vão criando textura na boca como um bom doce.
Gi barbosa
http://apedagogiadacriatividade.blogspot.com/2011/05/me-acompanhas-na-luta.html

Parabéns Gi,

Concordo plenamente, "é fácil para os governantes ditar "LEIS" por detrás de uma mesa no sentido globalizado, mas, em se tratando de "SER HUMANO" deparamos com as dificuldades para que a EDUCAÇÃO chegue até a classe pobre como sonhou Freire.
Maria José Naves Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário