HOMENAGEM A NOSSA SENHORA

AVE CHEIA DE GRAÇA.

APRESENTAÇÃO DAS CRIANÇAS EM HOMENAGEM AO MÊS DE MARIA.
 
 Lúcia, Francisco e Jacinta estavam brincando num lugar chamado Cova da Iria.
 
  De repente, observaram dois clarões como de relâmpagos, e em seguida viram, sobre a copa de uma pequena árvore chamada azinheira, uma Senhora de beleza incomparável. 
 
 
 Era uma Senhora vestida de branco, mais brilhante que o sol, irradiando luz mais clara e intensa que um copo de cristal cheio de água cristalina, atravessado pelos raios do sol mais ardente. 
Sua face, indescritivelmente bela, não era nem alegre e nem triste, mas séria, com ar de suave censura. As mãos juntas, como a rezar, apoiadas no peito, e voltadas para cima. 
Da sua mão direita pendia um Rosário.  
As vestes pareciam feitas somente de luz. 
A túnica e o manto eram brancos com bordas douradas, 
que cobria a cabeça da Virgem Maria e lhe descia até os pés.



PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Estágios da Psicologia do Desenvolvimento, segundo Piaget



Piaget é um dos principais estudiosos do século passado, pensa o processo de desenvolvimento humano como uma sucessão de estágios, que se intercalam em todos os homens, na mesma sequenciação. É como se todas as pessoas, tendo um desenvolvimento dentro dos padrões da normalidade normal, passassem por estas fases, em ordem ininterrupta, mesmo que as idades possam ser variadas. Há preocupação, de sua parte, com o estudo do desenvolvimento cognitivo, ou seja a capacidade de relacionar suas particularidades com o mundo exterior, em outras palavras o processo de formação do conhecimento.
Para que se possa entender a Psicologia do Desenvolvimento Humano é de fundamental importância que se conheça os estágios do desenvolvimento, sendo eles: 

  • Sensório-motor (0 à 2 anos - quando começa o processo de interação com o próprio corpo, a inteligência aflora nesse estágio); 
  • Pré-operatório (2 à 7 anos - há o desenvolvimento primeiro do pensamento, depois da linguagem, posteriormente da intuição); 
  • Das operações concretas (7 à 11/12 anos - aparecem as noções, principalmente de pesos e volumes, nesta fase se apresenta o início da lógica); 
  • Das operações formais (12 anos - já é possível chegar a conclusões e também relacionar ações e reações, causas, efeitos).

Como foi possível perceber na Psicologia do Desenvolvimento Humano, na visão Piaget, as etapas e estágios do desenvolvimento dos indivíduos estão intrinsecamente ligadas à busca de um equilíbrio constante, que somente será concluída quando terminado o processo de cognição de cada ser humano.