COISAS QUE APRENDI COM VOCÊ

COISAS QUE APRENDI COM VOCÊ


Quando você pensava que eu não estava olhando, eu vi você pegar o primeiro desenho que fiz e prendê-lo na geladeira, e, imediatamente, tive vontade de fazer outros para você.


Quando você pensava que eu não estava olhando, eu vi você dando comida a um gato de rua, e aprendi que é legal tratar bem os animais.

Quando você pensava que eu não estava olhando, eu vi você fazer meu bolo favorito e aprendi que as coisas pequenas podem ser as mais especiais na nossa vida.

Quando você pensava que eu não estava olhando, ouvi você fazendo uma oração, e aprendi que existe um Deus com quem eu posso sempre falar e em quem eu posso sempre confiar.


Quando você pensava que eu não estava olhando, eu vi você fazer comida e levar para uma amiga que estava doente, e aprendi que todos nós temos que ajudar a tomar conta uns dos outros.

Quando você pensava que eu não estava olhando, eu vi você dando seu tempo e seu dinheiro para ajudar as pessoas mais necessitadas e aprendi que aqueles que têm alguma coisa devem ajudar quem nada tem. 


Quando você pensava que eu não estava olhando, eu percebi você me dando um beijo de boa noite e me senti uma pessoa amada e segura.

Quando você pensava que eu não estava olhando, eu vi você tomando conta da nossa casa e de todos nós, e aprendi que nós temos que cuidar com carinho daquilo que temos e das pessoas que gostamos.

Quando você pensava que eu não estava olhando, eu vi como você cumpria com todas as suas responsabilidades, mesmo quando não estava se sentindo bem, e aprendi que eu tinha que ser responsável quando crescesse.

Quando você pensava que eu não estava olhando, eu vi você se desculpar com uma amiga, embora tivesse razão, e aprendi que às vezes vale a pena abrir mão de um ponto de vista para preservar a amizade e o bem-estar nos relacionamentos.

Quando você pensava que eu não estava olhando eu vi lágrimas nos seus olhos, e aprendi que, às vezes, acontecem coisas que nos machucam, mas que não tem nenhum problema a gente chorar.

Quando você pensava que eu não estava olhando, eu percebi você cuidando do vovô com carinho e atenção, e aprendi que devemos tratar bem e respeitar aqueles que nos cuidaram na infância. 


Quando você pensava que eu não estava olhando, foi que aprendi a maior parte das lições que precisava para ser uma pessoa boa e produtiva quando crescesse.

Quando você pensava que eu não estava olhando, eu olhava para você e queria lhe dizer: Obrigado por todas as coisas que eu vi e aprendi quando você pensava que eu não estava olhando!

                                       * * *

Esta é uma mensagem portadora de grandes motivos de reflexão para todos os educadores que desejam atingir seus nobres objetivos no campo da educação, e principalmente aos PAIS E RESPONSÁVEIS.

É uma mensagem importante porque nos faz pensar que nossos educandos estão nos olhando e memorizando mais o que fazemos do que o que dizemos.

Nossos gestos e nossas ações produzem lições mais efetivas do que muitas palavras vazias, jogadas ao vento.

Pense nisso!

E lembre-se sempre: alguém está observando e aprendendo algo com você, em todos os momentos.

mjnc

AOS MESTRES DA EDUCAÇÃO


 


A influência psicológica mais marcante que a criança recebe, principalmente no início de sua escolaridade, é do professor, podendo ser comparada apenas com aquela que exercem os pais.

A adaptação na escola, o desenvolvimento cognitivo e emocional, a personalidade e o desempenho acadêmico da criança refletem, em grande parte, o trabalho, o carinho e a técnica do professor.

No dia-a-dia da creche, o professor precisa promover o bem-estar emocional da criança, aliviar suas tensões, problemas e receios, propiciando um espaço onde ela possa se sentir bem acolhida, onde não se sinta repreendida ou humilhada, onde saiba que tem o direito de errar e de se expressar livremente, podendo contar seus desejos, anseios, segredos, apreensões e alegrias.

Propiciando este bem-estar emocional, as crianças ficarão mais tranqüilas, interessadas, participativas e motivadas a aprender todo o conteúdo que temos a oferecer.

O professor precisa estar sempre atualizado, ler muito, tomar conhecimento dos diferentes aspectos do desenvolvimento infantil e, principalmente, enxergar cada criança como ser único que ela é, e não como mais uma na sala de aula.

No contexto social, o professor é o primeiro mentor que a criança tem na vida, fora da família. É fato que as crianças dependem dos professores para se tornarem cidadãos conscientes de seus direitos e deveres para com a sociedade. Sabemos que a cidadania, a política, as condições socioeconômicas e a saúde têm início na educação, na escola. Quanto pior é a escola, mais submisso, vulnerável e ignorante um povo se torna.

Não podemos pensar sobre a educação sem analisar o contexto social, político e econômico em que ela é gerada. Devido ao quadro de desigualdade, de heterogeneidade que caracteriza a sociedade brasileira, nossa educação é considerada uma das piores do Mundo.

"Segundo o Projeto Pisa (Pesquisa do Programa Internacional de Avaliação de Alunos), que avaliou alunos de 40 países, o Brasil ficou com 370 lugar em Leitura, 390 lugar em Ciências e 400 lugar em Matemática! A pesquisa também mostrou que 80% dos nossos estudantes está entre o nível de aprendizado insuficiente e péssimo".
Fonte: JORNAL VIRTUAL - Profissão Mestre - Ano 6 - nº 76 - 16/07/2008
                                               
Este é o resultado de um país onde a educação deixou de ser a prioridade, em detrimento a inúmeros interesses secundários, haja vista o orçamento destinado aos salários de quem educa. Sob este aspecto, precisamos pensar na formação e função do professor como “construtor” das bases de uma criança, não apenas pelo que ela é, mas principalmente pelo que ela virá a ser para o mundo.

Transmitam às suas crianças conteúdos válidos para a vida e adotem o ato de educar e cuidar. Não esperem receber crianças prontas para aprender, se preparem para o sabor da vitória de ensinar a pensar e a agir.

Sejam agentes de transformação da sua comunidade através da educação dos seus alunos. Sejam profissionais felizes e elogiados no seu meio, façam diferente!



"VOCÊ É RESPONSÁVEL DE PARTE DO CAMINHO A SER PERCORRIDO..." 



mjnc



EDUCAR



EDUCAR 

“Educar é mostrar a vida
a quem ainda não a viu.
O educador diz: “Veja!”
- e, ao falar, aponta.
O aluno olha na
direção apontada e
vê o que nunca viu.
Seu mundo
se expande.
Ele fica mais
rico interiormente...”
“E, ficando mais rico interiormente, ele
pode sentir mais alegria
e dar mais alegria -
que é a razão pela
qual vivemos.” 
Rubem Alves


mjnc


PROFESSOR



Professor...
A me seus alunos
B endiga sua profissão
C reia no poder da educação
D iscipline sua classe
E duque pelo exemplo
F irme-se em Deus
G aranta um mundo cada vez melhor
H onre a missão do mestre
I nstrua com sabedoria
J ulgue-se antes de julgar seus alunos
L eia os grandes educadores
M edite sobre os conselhos dos grandes mestres
N eutralize os rumores pessimistas
O rgulhe-se de ser mestre
P ersiste na verdade
Q ueira o melhor para seus alunos
R espeite seus educandos para ser respeitado
S orria. Sorrindo, ilumine sua sala de aula
T rabalhe com amor Unifique seus alunos
V ença pela fé
X ?
Z ele com carinho por todos estes cuidados e descubra por si mesmo do X do GRANDE MESTRE.






mjnc


AVE STELLA MARIS



História da Criação da Associação


Em 6 de julho de 1990 por chamado de Deus a CONGREGAÇÃO DAS FILHAS DE NOSSA SENHORA STELLA MARIS fez presença nesta comunidade de Carmo da Cachoeira, Minas Gerais - Brasil, atendendo assim a solicitação do Bispo da Diocese de Campanha Dom Aloísio Roque Opperman e do Pároco Monsenhor José Nunes Senador coma finalidade de atender o carisma de nosso instituto. Mas por vontade de Deus que chama, capacita e envia seus escolhidos, assim fez conosco nesta paróquia. As Irmãs juntamente com um grupo de voluntárias iniciaram um trabalho com crianças menores de 6 anos de idade, que eram as mais prejudicadas nas principais etapas de suas vidas, onde o índice de desnutrição infantil era de 27%, a mortalidade infantil muito alta por falta de simples cuidados, pois as crianças eram submetidas a transportes inadequados para as lavouras de café. As Irmãs preocupadas com a missão na qual tinham assumido resolveram criar condições para aliviar os sofrimentos de tantas crianças inocentes e ajudar seus pais no orçamento familiar, criando um lugar seguro para seus filhos. Juntamente com uma enfermeira e uma professora formaram um grupo de 4 pessoas, que foram elas: Irmã Vitória Nazareth de Oliveira, Irmã Maria Lázara da Silva, Conceição Aparecida Vilela e Cecília Auxiliadora Alvarenga Vilela iniciaram o trabalho de sensibilização da comunidade para criar uma entidade para a acolher as crianças enquanto seus pais trabalhavam na lavoura de café.

A necessidade urgente levou a pedir ajuda as pessoas amigas e conhecidas, como o Padre Berardo Graz que doou o dinheiro para a compra do terreno e o Padre Gianluigi Zuffelatto pároco da paróquia São Francisco de Assis - Arame – Maranhão, onde Irmã Nazareth havia trabalhado com a Pastoral da Criança na Diocese de Grajaú. Lá na época as irmãs viveram uma situação parecida com a realidade de Carmo da Cachoeira - MG, e conversavam muito sobre as dificuldades semelhantes. O Padre Gianluigi Zuffelatto conhecendo a Irmã Nazareth e a extrema necessidade, se prontificou a ajudar levando o Projeto até amigos na Itália. Através desses amigos, que fazem parte do Grupo AVIS (Associazione Voluntari Italiani del Sangue). Os representantes do Grupo AVIS: Zampieri Olivo (Presidente), Fabbrício Aurelio, Buratto Angelo e Lapolla Stefano conheceram de perto a situação e sensibilizados com a situação assumiram responsabilidade de ajudar na construção, e assim, mobilizaram os integrantes do Grupo AVIS para trabalharem na de captação de recursos financeiros para a construção, não mais de um pequeno espaço, e sim de um prédio onde as crianças pudessem usufruir de conforto e bem estar, físico, psíquico e psicológico que favorecesse na aprendizagem.
E junto a este grupo chegaram mais pessoas de bom coração, dispostas e prontas para arregaçarem as mangas e levar adiante a concretização da obra.

Nasceu então a ASSOCIAÇÃO DE APOIO E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E GESTANTE – ADCG, atendendo às crianças desnutridas e carentes na faixa etária de 0 a 6 anos de idade, estendendo o atendimento às gestantes e famílias carentes do município.
Porém, não basta só alimentar o corpo, é preciso saciar a carência do saber, fazer crescer por dentro, propiciar meios para o desenvolvimento do intelecto, mais uma necessidade e um desafio: a criação da Pré-Escola fundamentada na Lei de Diretrizes de Base da Educação Nacional e Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil caracterizou ESCOLA INFANTIL “STELLA MARIS”.

ESCOLA INFANTIL STELLA MARIS

EDUCAÇÃO INFANTIL
A entidade preocupa-se em atender às necessidades básicas das crianças nas áreas psico-motora, sócio-emocional e pedagógica num ambiente harmonioso e seguro, e assim desenvolver a promoção humana e despertar valores da criança.
Em 1999, de acordo com a legislação educacional vigente foi criada e regulamentada a ESCOLA INFANTIL STELLA MARIS e cumprindo normas estabelecidas na LDB – Lei nº 9.394/96 e Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

 CRECHE



Berçário – 0 a 1 ano e 6 meses de idade;
Maternal I - 1 ano e 6 meses a 2 anos e 6 meses de idade;
Maternal II – 2 anos e 6 meses a 3 anos e 6 meses de idade;
Maternal III – 3 anos e 6 meses a 4 anos de idade.

PRÉ-ESCOLA


1º Período – 4 anos de idade;
2º Período – 5 anos de idade.



mjnc